Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Embargos do Japão e Arábia Saudita à carne bovina devem ser revertidos até o final do ano

Em agosto Irã e Egito liberaram os seus portos para a entrada de carne bovina mato-grossense após negociações.

Agência da Notícia com Agro Olhar

24/09/2014 - 13:00

 Os embargos do Japão e da Arábia Saudita à carne bovina brasileira devem ser revertidos até o final deste ano. Os dois países restringiram os envios de carne bovina em 2012 quando um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecido como “Mal da Vaca Louca”, foi registrado em Sertanópolis, no Paraná.

De acordo com a Agência Brasil, O Japão e a Arábia Saudita são os únicos países a manterem restrições em função do caso atípico do "Mal da Vaca Louca", registrado em 2011 no Paraná. As informações de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tenta reverter os embargos ainda para 2014 foi fornecida à Agência Brasil pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do órgão, Marcelo Junqueira.

O Brasil, segundo Marcelo Junqueira, já cumpriu a maior parte das etapas exigidas pelo Japão e o processo de reabertura dos portos caminha para o processo de reconquista da autorização de embarques. Já em relação à Arábia Saudita há uma viagem agendada em novembro para o país.

A situação verificada é semelhante à de Mato Grosso quando ao final de abril de 2014 foi constatado um caso atípico do "Mal da vaca Louca" em uma fêmea de 12 anos no Estado, como o Agro Olhar já comentou. Na época o Egito, Peru, Irã e Argélia chegaram a restringir a carne mato-grossense por 180 dias. Em agosto Irã e Egito liberaram os seus portos para a entrada de carne bovina mato-grossense após negociações.

Ainda quanto à situação registrada em 2011 no Paraná, a China, que também em 2012 havia imposto restrições para a carne bovina brasileira, após negociações, colocou fim ao embargo em julho de 2014.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp