Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

'A quantidade de procura é proporcional ao fracasso na atenção básica em Cuiabá', rebate governador

Carlos Gustavo Dorileo/Olhardireto

25/07/2020 - 10:20

O governador Mauro Mendes (DEM) minimizou as várias críticas que recebeu pelo funcionamento inicial do Centro de Triagem da Covid-19 realizado na Arena Pantanal e convidou os detratores a visitarem as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e policlínicas da região metropolitana de Cuiabá, para entenderem o motivo da medida adotada pelo Governo.
Para o governador, a maior motivação do Estado em criar o Centro de Triagem foi a ineficiência da atenção básica da baixada cuiabana e principalmente na capital, cidade que ele classificou como um fracasso no atendimento a pessoas com a suspeita do novo coronavírus.
 
“Porque as pessoas estão procurando pelo Centro de Triagem do Governo do Estado? Se a atenção básica das prefeituras, e principalmente de Cuiabá, estivessem funcionando, elas não precisariam ir lá. Elas iam nas UPAs, nas policlínicas de seus bairros, consultariam com o médico, pegariam o remédio e iam embora para casa. Seria um fracasso a iniciativa do Governo do Estado. A quantidade de procura que estamos tendo na Arena é diretamente proporcional ao fracasso da atenção básica nas cidades aqui próximas de nós e principalmente em Cuiabá”, disse o governador.
 
O chefe do Executivo ainda avaliou as críticas como normais, mas reforçou que o Centro de Triagem só foi implantado por causa das notícias de que os Postos de Saúde da Família (PSF) e UPAs não estão fazendo o seu trabalho.
 
“A crítica na democracia é natural. As pessoas vão no primeiro dia, vêem um problema e já se propõe a criticar. Ela não vê o conjunto da obra, não vê aquilo que estamos fazendo. Temos lá na Arena 20 médicos e onde temos isso em Cuiabá? Será que as pessoas que criticam foram nas UPAs, nos PSFs? O Governo só fez isso, porque as notícias que nos chegavam é que não estava funcionando”, concluiu.
 
O Centro de Triagem, que teve início do funcionamento nesta quinta-feira (23), gerou filas quilométricas e com várias pessoas que não conseguiram receber atendimento. Muitas das pessoas arriscaram ir até o local, que funciona na Arena Pantanal, precisaram chegar de madrugada para enfrentar a quilométrica fila que se formou ao redor do estádio.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp