Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Congresso pode adiar para novembro prazo para Reforma da Previdência

Congresso pode adiar para novembro prazo para Reforma da Previdência

Foto: Reprodução

Avotação da Reforma da Previdência pode ficar para o final de novembro, quando se espera redução nos casos de Covid-19 no país. Nessa terça (28) o colégio de líderes da Câmara Federal se reúne e deve avaliar o assunto antes de levar a Plenário na quarta. O Estado e Cuiabá ainda não aprovaram suas reformas e o prazo atual para os entes se adequarem é até 30 de julho.Para o deputado federal Doutor Leonardo (Solidariedade), o prazo dado pelo Congresso, desde novembro do ano passado, seria o suficiente para amadurecer as discussões e definir os pontos específicos de cada setor. “O argumento é de que a pandemia tirou o foco e não deram a devida atenção nos Estados. Mas já tiveram prazo, não vejo necessidade para prolongar, mas deixaram para a última hora”, avalia o parlamentar.A pauta está parada na Assembleia desde o meio de julho, quando eclodiram casos da Covid-19 entre deputados estaduais. Um dos afetados foi o presidente Eduardo Botelho (DEM), que buscou tratamento em São Paulo já com 50% dos pulmões comprometidos.

Para o líder do governo Mauro Mendes (DEM) na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (DEM), o assunto já está avançado e a reforma poderia ir para segunda votação até o final de agosto. “Mas temos que pensar que em outros Estados o assunto ainda não avançou como aqui e deve ficar para o final de novembro”, diz o deputado que entende ser o período de queda no número de casos de Covid-19.

Já em Cuiabá, a reforma ainda não foi votada e apesar de ter entrado em pauta, foi retirada no início do mês sob a justificativa da decisão de novo prazo pelo Congresso. Os vereadores ainda definiram a realização de audiências públicas sobre o assunto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp