Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Rosa Neide comemora chegada de ajuda médica federal aos indígenas do Araguaia

Rosa Neide comemora chegada de ajuda médica federal aos indígenas do Araguaia

Foto: Da Assessoria

A deputada federal Rosa Neide (PT) ajudou a garantir que a ajuda médica federal chegasse a Barra do Garças, na região Araguaia, para prevenção e tratamento da Covid-19 entre os povos indígenas Xavante e Bororo. No último domingo (26), um avião de cargas da Força Aérea Brasileira (FAB), carregado de equipamentos de proteção individual, medicamentos e testes aterrissou no aeroporto da cidade. Na segunda, (27) desembarcaram os profissionais de saúde que farão os atendimentos nas aldeias. Na região são cerca de 22 mil índios.

Os insumos serão transportados pelos profissionais de saúde (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra e técnicos de enfermagem) em dois helicópteros que se deslocarão às aldeias diariamente da base de apoio montada no quartel do Exército em Aragarças (GO), cidade vizinha à Barra do Garças.

Para Rosa Neide, a ação do Governo Federal em prol dos povos indígenas da região demorou muito, tendo em vista que já há centenas de contaminados e dezenas de mortos pelo novo coronavírus.

 “Desde o início da pandemia enviei ofícios, me reuni com o Governo do Estado, a bancada federal e representantes do Governo Federal pedindo apoio aos indígenas. Chegamos a enviar uma carta à Presidência da República pedindo ações para evitar que o vírus chegasse às Terras Indígenas, mas infelizmente a covid-19 adentrou nas aldeias. Apesar da demora do governo em agir, essa ação é bem-vinda para evitar mais contaminações e mortes”, disse a petista.

O prefeito de Barra, Roberto Farias (MDB), agradeceu o empenho da deputada Rosa Neide e dos integrantes da bancada de deputados federais e senadores de Mato Grosso. Em reunião virtual promovida pela deputada, em 02 de julho, para discutir a situação dos Xavantes, o prefeito relatou o caos vivenciado pelo município e pediu ajuda. Segundo o gestor, todos os leitos públicos de UTI da cidade estavam ocupados naquele dia com indígenas Xavante.

O prefeito comemorou a chegada do apoio e disse que “os médicos estarão nas aldeias para atender as comunidades Xavante e Bororo em relação aos casos de Covid-19, mas também outras enfermidades como tuberculose e o diabetes’, disse.O gestor também informou que duas Unidades Básicas de Saúde construídas pela prefeitura, nas aldeias São Marcos e Namunkurá servirão de base à equipe de médicos do Ministério da Saúde no atendimento aos indígenas. Na região são cerca de 22 mil índios.

Hospital de Campanha

Na carta enviada à presidência da República em 29 de maio,  Rosa Neide e os demais membros da bancada  de Mato Grosso solicitaram a instalação de um hospital de campanha na cidade de Água Boa. A unidade atenderia os indígenas da região de Barra do Garças e também do Parque Nacional do Xingu. 

Roberto Farias disse que a chegada dos insumos e dos profissionais que atenderão nas aldeias não descarta a instalação do hospital de campanha. “A partir dessa ação direta do Ministério da Saúde, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em parceira com nosso município e o Governo do Estado vamos avaliar a necessidade de implantação do hospital”, concluiu.

CPI da Covid-19

 Rosa Neide assinou na segunda, pedido de criação da CPI Mista, para investigar a baixa execução do orçamento do Ministério da Saúde destinado ao combate da Covid-19. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgados na última quarta (22), apontam que dos R$ 39,9 bilhões previstos para as ações contra o vírus, o Governo Federal investiu apenas R$ 11,4 bilhões, ou seja, menos de 30%.

“O Ministério da Saúde não consegue coordenar o esforço nacional de enfrentamento à pandemia. O Ministério não consegue aplicar nem a verba autorizada pelo Congresso, para combater o vírus. O país precisa saber às razões que levaram a essa ineficiência do governo federal na aplicação desses recursos”, pontuou  Rosa Neide.

O Brasil é o epicentro do novo coronavírus no hemisfério sul. O país já possui mais de 2 milhões de contaminados, com mais de 88 mil mortos. Especialistas apontam que o número real de contaminações e mortes é maior, isso porque o País está entre as Nações que menos fazem testes de Covid-19 no mundo. (Com Assessoria)
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp