Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Setembro de 2020

0 4
:
4 0
:
1 4

Últimas Noticias

Notícias / Política

30 Jul 2020 - 11:30

Deputado bolsonarista propõe que Rio de Janeiro volte a ser a capital do Brasil

Gazeta Digital

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) protocolou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em que propõe que o Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil e prevê a transferência do Congresso Nacional para o município fluminense.

A proposta prevê a disposição de Brasília e Rio de Janeiro como capitais federais. “É inconteste que o Rio é mais capital que Brasília, pois encontram-se as bases de instituições federais e ministérios, o Rio detém a maior quantidade de servidores do país: são 259 mil contra 181 mil em Brasília, sem contar os funcionários das estatais, que concentram na cidade nada menos que 70% do seu patrimônio líquido”, argumenta Silveira.

O parlamentar defende, também, que “o presidente despacharia regularmente na cidade federal, devolvendo ao Rio pastas ministeriais”.“Elevar o Rio de Janeiro a segunda capital do Brasil seria um passo de fundamental importância prática e simbólica para a materialização do slogan ‘mais Brasil, menos Brasília’ – síntese do programa de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)”, diz.

A cidade do Rio foi capital da colônia portuguesa até 1960, quando a sede do governo federal foi transferida para Brasília. Na ocasião, Rio se transformou em cidade-estado e, somente em 1975, tornou-se capital do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet