Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 14 de Agosto de 2020

2 0
:
4 0
:
0 2

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

30 Jul 2020 - 18:30

Horário alternado do comércio poderá ter continuidade no pós-pandemia; entenda

Wesley Santiago/Olhardireto

Rogério Florentino/Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Florentino/Olhar Direto)

Publicidade

O horário alternativo adotado na reabertura do comércio em Cuiabá nesta semana poderá funcionar como um “teste não programado” para o que pode ser o novo normal no pós-pandemia. Isso porque, dependendo dos resultados que isso trouxer, principalmente para o trânsito e transporte público, a medida poderá se tornar permanente. 
Adotada a partir do diálogo com entidades representante do segmento produtivo local, a alternância no período de funcionamento é entendido pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) como uma forma de pulverizar o horário de pico. Dessa maneira, conforme o gestor, é possível superlotações no transporte coletivo, congestionamento no trânsito, além de aglomerações em diversos locais frequentados por trabalhadores e publico em geral.
 
"Precisamos evitar aquele conceito ultrapassado de que todo mundo sai de casa às 7h, todo mundo almoça às 12h e todo mundo retorna para casa às 18h. Ao propor essa alternância, também começamos a preparar um novo modelo de desenvolvimento e mobilidade urbana para o pós-pandemia. Pode ser o início da construção de uma cidade mais tranquila e com o trânsito mais solto", explica Pinheiro.
 
A iniciativa, segundo a prefeitura, faz parte do plano estratégico de retomada gradual e segura das atividades econômicas, que havia sido empregado pelo Município no primeiro semestre deste ano. No entanto, por cerca de 30 dias, o planejamento foi interrompido por conta da decisão judicial que impôs a quarentena coletiva obrigatória na Cidade Verde. Agora, com uma nova formatação jurídica e novo entendimento do decreto estadual, a programação foi resgatada.
 
Para ajudar no combate ao contágio do novo coronavírus (Covid-19) e conter aglomerações de pessoas, o prefeito garantiu ainda a manutenção da totalidade da frota de ônibus do transporte coletivo municipal. "A população continuará contando com 100% dos veículos circulando e atendendo a demanda da cidade. Isso também ajuda a evitar superlotação", destaca.
 
Para possibilitar a volta ao trabalho com segurança, visando sempre proteger a saúde e a vida das pessoas, o prefeito Emanuel Pinheiro estabeleceu os seguintes horários de funcionamento das atividades econômicas:
 
- Comércio de rua: segunda a sábado das 9h às 17h.
- Shopping Popular: segunda a sábado das 9h às 17h.
 
- Shoppings center: segunda a sábado das 11h às 21h.
 
- Prestadores de serviços em geral: segunda a sábado das 8h às 16h.
 
- Conveniências de postos de gasolina e distribuidoras de bebidas: Segunda a sábado das 12h às 21h, (domingos e feriados apenas delivery).
 
- Academias de musculação, ginástica, natação e congêneres: Segunda a sábado das 6h às 12h e das 16h às 21h.
 
- Lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres: Segunda a domingo das 6h30 às 19h.
 
- Bares, restaurantes e congêneres: segunda a sábado das 11h às 21h, (domingos e feriados apenas delivery).
 
- Salões de beleza, barbearias e congêneres: Segunda a sábado das 10h às 20h.
 
- Toque de recolher das 22h às 5h. (Permitido delivery de alimentação até às 00h).

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet