Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Promotor investiga suposta ''maquiagem'' em contas de Emanuel

Vereadores denunciaram prefeito ao TCE por supostamente fraudar contas do Executivo

Promotor investiga suposta ''maquiagem'' em contas de Emanuel

Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito civil público para apurar acusações feitas por vereadores de oposição de que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) teria fraudado as contas públicas relativas ao ano de 2019. 

A portaria é do dia 31 de julho e foi assinada pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Segundo o documento, uma representação de natureza externa foi encaminhada pelos vereadores Felipe Wellaton (Cidadania) e Marcelo Bussiki (DEM) ao Tribunal de Contas do Estado no dia 24 de março contendo denúncia relativa a um possível “maquiagem” das contas públicas da gestão Emanuel Pinheiro.

Eles apontam que foram encontrados "sério indícios" de que Emanuel empregou ações de maneira a "artificializar" os indicadores fiscais de Cuiabá - em especial aqueles relativos à capacidade de pagamento (Capag) visando a validação de empréstimos com a União.

Ainda segundo os vereadores, dados extraídos do sistema informatizado da Prefeitura, na rubrica "outras despesas correntes", uma anulação de empenho na ordem de R$ 326,5 milhões.

Na portaria, Zaque então pede que o presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, encaminhe à Promotoria documentos relativos a uma possível auditoria instaurada sobre o caso.

“Nos informe se foi instaurada Auditoria nas contas do Poder Executivo, a fim de apurar suspeitas de condutas ilícitas, em possível dissimulação dos demonstrativos contábeis, como narrado na representação encaminhada pelos vereadores”, disse o promotor.

“[...] Em caso negativo, desde já solicitamos que seja instaurada auditoria e que, assim que finalizada, nos informe acerca do teor apurado, a fim de darmos prosseguimento ao procedimento instaurado neste órgão ministerial”, completou.

Prefeitura se manifesta

Consta na portaria que o sistema de informação da Prefeitura Municipal de Cuiabá indica a anulação de empenhos na ordem de R$ 326,5 milhões. “O que por sua vez, representa 33,14% de despesas efetivamente empenhada no exercício de 2019”.

Procurado pelo órgão, o procurador-Geral de Cuiabá, Marcus Brito, afirmou que “a anulação de empenho é procedimento técnico e contábil justificado por diversos fatores como: cancelamentos de saldos estimados, mas não realizados durante o exercício, por reclassificação de fontes de recursos quando há frustração de arrecadação na fonte original e desistência da supressão do objeto originalmente contratado”. 

O outro lado

À época da entrega da representação por parte dos vereadores, Emanuel se manifestou por meio de nota, afirmou que teve as contas relativas a 2017 aprovadas pelo TCE. E parecer favorável da Corte relativa as contas de 2018, e que ainda irá apreciar a documentação referente ao ano de 2019.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp