Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 20 de Setembro de 2020

0 7
:
0 6
:
4 6

Últimas Noticias

Notícias / Morte de Dom Pedro Casaldagila

8 Ago 2020 - 16:00

Ex-presidentes do Brasil lamentam a morte de Dom Pedro Casaldaliga

Redação Agência da Notícia

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
Dois ex-presidentes do Brasil lamentaram a morte do bispo do Araguaia, Dom Pedro Casaldaliga. Luiz Inácio Lula da Silva postou a seguinte mensagem:

"Nosso povo perde hoje um grande defensor, e exemplo na luta por um mundo melhor".

A ex-presidente, Dilma Rousseff, usou o Twitter para prestar homenagem a Casaldaliga:

"Um homem de esperança em meio a injustiça.Toda sua vida foi de luta por Justiça Social", escreveu Dilma.

O ex-ministro, Ciro Gomes, também lamentou a morte do bispo entre outras autoridades. O senador Wellington Fagundes lembrou que foi Casaldaliga que fez a primeira denúncia de trabalho escravo a ganhar repercussão mundial, assim como o jornalista Gerson Camarotti e o religioso Leonardo Boff.

O Twitter mundial presta uma homenagem na página da rede social a Casaldaliga, assim como o Jornal Estado de Minas, que colocou preto em sinal de luto pela partida de Dom Pedro.

Influência e respeito conquistados pela simplicidade. Dom Pedro passou toda a vida na mesma casa em São Félix do Araguaia, que contrasta com o cargo que ocupava e a importância que tinha.

Não era ao acaso, Dom Pedro fez opção pela pobreza. "A Igreja Católica precisa ter lado, é o lado dos pobres", escreveu Casaldaliga em uma das dezenas de cartas que publicou ao longo da vida.

Posições como está levaram o governo a tentar expulsar Casaldaliga do Brasil na década de 1970, sem sucesso. Sofreu inúmeros atentados, mas seguiu lutando por aquilo que acreditava. 

"Minhas causas valem mais que minha vida", é uma das frases mais famosas dele. Veja no vídeo a casa onde Dom Pedro Casaldaliga viveu e o depoimento de quem conviveu com ele.


Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet