Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 19 de Outubro de 2020

1 9
:
5 7
:
2 8

Últimas Noticias

Notícias / Geral

12 Ago 2020 - 10:18 | Atualizado em 12 Ago 2020 - 11:22

O adeus à Dom Pedro Casaldaliga

Redação Agência da Notícia

Agência da Notícia

 (Crédito: Agência da Notícia)
O corpo do bispo Dom Pedro Casaldáliga foi enterrado na manhã desta quarta-feira (12) no cemitério dos peões e Karajas em São Félix do Araguaia.

O religioso morreu no último sábado aos 92 anos em Batatais, interior de São Paulo, onde estava internado tratando de um pneumonia. Casaldáliga sofria com o Mal de Parkison desde 2005 quando renunciou as funções e bispo.

Dom Pedro chegou ao Araguaia em 1968, ainda como padre, e logo se preocupou com as causas indígenas e a violência da luta pela terra.

Foi de Dom Pedro a primeira denúncia de trabalho escravo em fazendas, que ganhou repercussão mundial. Pelos menos oito projetos de assentamentos da reforma agrária no Norte Araguaia foram criados devido a influência dele, como o Mãe Maria e o Dom Pedro.

Casaldaliga foi fundamental na luta dos Xavantes pelas terras a reserva de Marawadese, desocupada em 2012 após um longo processo judicial e que pôs fim ao distrito do Posto da Mata.

Personalidades fizeram questão de prestar homenagens ao bispo, entre elas: Os ex-presidentes Lula e Dilma, ex-ministros como Marina Silva, Ciro Gomes e Carlos Ming, senadores como Paulo Pain e Cristovam Buarque, artistas como o apresentador Luciano Huck, os atores José de Abreu e Paulo Betti, a cantora Vanessa da Mata, os jornalistas Chico Pinheiro e Ultrajano e religiosos como Leonardo Boff, Padre Zezinho e o padre Júlio Lancelot.

A equipe do Agência da Notícia acompanhou as cerimônias de despedida a Dom Pedro em São Félix. A vigília e a Missa de Corpo Presente foram realizadas no Centro Comunitário Tia Irene.

O caixão ficou em cima de uma canoa, coberta pela rede de pescadores. Um corredor formado por cordas permitiu que as pessoas se aproximassem do corpo para uma oração, mas sem aglomerações.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet