Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 23 de Setembro de 2020

1 5
:
1 9
:
2 2

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

12 Ago 2020 - 17:10

Detentos são colocados no combate às queimadas em cidade líder em focos de incêndio em MT

Fabiana Mendes/Olhardireto

Rogério Florentino Pereira

 (Crédito: Rogério Florentino Pereira)
Dez reeducandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, localizado em Várzea Grande, começam nesta quarta-feira (12) a fazer treinamento com o Corpo de Bombeiros em Cuiabá para a ajudar as equipes de combate às queimadas urbanas no município de Poconé (a 104 quilômetros de Cuiabá). A cidade é a líder em Mato Grosso em número de focos de incêndio. Só no Pantanal são aos menos 400.
A decisão de empregar a mão de obra dos recuperandos teve respaldo da Vara de Execução Penal, do Poder Judiciário. A Prefeitura Municipal de Poconé vai fornecer o transporte, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e alimentos.

Ao todo, serão 10 dias de trabalho na região. Eles não vão atuar no Pantanal, mas apenas na área urbana da cidade. Além dos reeducandos, que aceitaram integrar o projeto de forma voluntária e espontânea, uma equipe de policiais penais vai acompanhar as atividades. Todos serão monitorados por tornozeleira eletrônica.

Os presos e 4 policiais penais iniciaram o treinamento de 16 horas para se tornarem brigadistas. O 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros vai ministrar as aulas teóricas. Na quinta-feira (13), a parte prática será ministrada pelo 2º Batalhão de Várzea Grande. A partir de sexta-feira (14), eles estarão aptos a atuar no município com os carros pipas cedidos pela prefeitura e nas áreas rurais, próximos a cidade.  

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, ressaltou que assim que foi comunicado pelo Judiciário sobre a possibilidade de integrar esta ação já entendeu que era imprescindível contribuir.

“Fizemos um trabalho para atender à solicitação o quanto antes e isso foi possível pela sinergia que nossa adjunta tem com o Poder Judiciário. Neste sentido, também conseguimos a parceria com a Prefeitura de Poconé para o fornecimento de alimentação, transporte e EPI. Sabemos que este trabalho é pioneiro no país e queremos continuar contribuindo”, frisou.

O juiz de Execução Penal de Cuiabá e Várzea Grande, Geraldo Fidelis, enfatizou que a parceria é mais um instrumento de ressocialização. “Este projeto é muito importante porque foi uma escolha espontânea e voluntária de cada um. Eles vão atuar em um trabalho em prol da sociedade. Creio que este tipo de projeto deve avançar ainda mais”, destacou.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet