Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 25 de Outubro de 2020

1 6
:
0 0
:
1 6

Últimas Noticias

Notícias / Geral

18 Ago 2020 - 16:40

Deputada sai de licença maternidade

Janaína Riva pretende usufruir de 90 dias, dos 180 que tem direito

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
Pela primeira vez na história do Parlamento mato-grossense, em 185 anos, uma deputada usufruirá do direito à licença maternidade. A deputada estadual Janaina Riva (MDB), grávida de 37 semanas, inicia nesta quarta-feira (20.08), seu período de licença maternidade para se preparar para a chegada do seu terceiro filho, Diógenes Riva Fagundes, com nascimento previsto entre os dias 25 e 29 de agosto. A licença foi aprovada nesta terça pelo plenário da Assembleia.

Mesmo com direito a 180 dias de licença maternidade, garantidos por meio da Proposta de Emenda Constitucional nº 90, que acrescentou o artigo 32 A, ao artigo 38 da Constituição Estadual, Janaina adianta que não pretende gozar deste período em sua totalidade. “Eu estou planejando retornar ao trabalho em 90 dias. Tudo vai depender da adaptação do bebê, da amamentação e logística que eu tiver para o meu retorno. Esse é um momento ímpar para a mulher e fundamental para o desenvolvimento do bebê. Eu fico feliz por ser a primeira mulher do parlamento a usufruir desse Direito, que já é constitucional às mulheres, mas que ainda não constava do nosso regimento nem da Constituição Estadual justamente pela ausência das mulheres na Assembleia. Essa licença não é uma vitória só minha, mas significa a chegada de novos tempos em que as mulheres estão inseridas nos espaços de poder e de tomadas de decisão, e como tal, as legislações, antes feitas apenas para contemplar os homens, começam a ser adaptadas”, comemora.Com a ausência da parlamentar, durante a licença, assume a cadeira o suplente Romoaldo Júnior (MDB). “O Romoaldo tem 40 anos de vida pública e seis mandatos como deputado estadual. Tenho que certeza que na minha ausência fará um excelente trabalho como deputado”, declarou a parlamentar.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet