Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Setembro de 2020

2 1
:
2 8
:
5 4

Últimas Noticias

Notícias / Política

9 Set 2020 - 16:40

Bolsonaro estará em Sinop e Sorriso dia 18; lideranças cobrarão duplicação da BR-163

Redação - Repórter Agro com Só Notícias

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro visitará Sinop e Sorriso na sexta-feira da próxima semana (18). A data foi definida, há pouco, pelo ministro da Casa Civil, Braga Neto, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin e o senador Wellington Fagundes, em audiência, no Palácio do Planalto. Ele chegará às 08h no aeroporto João Figueiredo e vai inaugurar a indústria de álcool Inpasa, às margens da BR-163.

Em seguida, o presidente vai a Sorriso para lançamento da safra nacional de soja e vai inaugurar a planta da usina de etanol da FS. O deslocamento deve ser de carro, pela BR-163, e Bolsonaro também vai entregar títulos de regularização fundiária para pequenos agricultores do município de Nova Ubiratã. A solenidade será em Sorriso e o presidente retornará a Brasília no início da tarde.

Rosana deve retornar nesta quarta-feira a Sinop e definir, com entidades, uma pauta conjunta de reivindicações a Bolsonaro. Uma das principais reivindicações será para o governo federal autorizar o quanto antes a duplicação da 163 de Sinop a Cuiabá, considerando que milhares de carretas carregadas com inúmeros produtos e centenas de veículos trafegam diariamente. A concessionária da rodovia não tem previsão de quando fará a obra, mesmo com a intensa cobrança de entidades e lideranças políticas.  A prefeita disse que o fato do presidente se deslocar de Sinop a Sorriso, de carro, será muito importante para constatar o grande movimento diário e a necessidade urgente da duplicação.

Também será cobrada maior agilidade na “emissão de licenças e demais procedimentos para autorizar as obras da Ferrogrão” – ferrovia ligando Sinop a Miritituba-PA –  que será feita pela iniciativa privada em parceria com governo, com leilão de concessão previsto para ano que vem. A ferrovia vai escoar a produção agrícola gerando grande economia no frete e agregando valor aos produtores.

O senador Wellington Fagundes (PL) também participou da audiência, esta tarde, no ministério da Casa Civil e propôs ao governo iniciar estudos para autonomia do câmpus em Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. “Já fiz projeto de lei indicativo, a prefeita está apoiando a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com emancipação do câmpus, assim como ocorreu em Rondonópolis, com maior autonomia orçamentária, na criação de novos cursos e maior agilidade para atender demais demandas”, disse, ao Só Notícias.

A unidade da Inpasa em Sinop é considerada a maior usina de etanol de milho da América Latina, está em funcionamento há alguns meses, produz 1,5 milhão de litros e deverá ampliar a produção a curto prazo, além de 1 milhão de toneladas por dia de DDGS – óleo de Milho e energia elétrica.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet