Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 18 de Setembro de 2020

1 7
:
2 8
:
3 5

Últimas Noticias

Notícias / Eleições 2020

16 Set 2020 - 16:40

Após 24 anos, PSDB não disputa prefeitura de Cuiabá; tucanos apoiarão Emanuel

Desejo dos vereadores prevaleceu e partido não terá candidato

ALLAN MESQUITA

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu que não lançará candidatura própria na disputa à Prefeitura de Cuiabá. A legenda tentava entrar num consenso em relação à três nomes para o projeto ao Palácio Alencastro, mas também tinha um grupo que defendia o apoio a candidatura do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).

A decisão pela não candidatura foi tomada há pouco, durante convenção partidária. Agora, membros do diretório estão reunidos e devem anunciar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro.

Em meio as articulações, o presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira  (PSDB) chegou a revelar que existia uma “disputa interna” travada entre os empresários Luiz Carlos Nigro, João Dorilêo Leal e o ex-presidente da sigla, Paulo Borges. “Nós estávamos trabalhando a pré-candidatura do Luiz Carlos Nigro e alguns meses atrás o nosso filiado Dorilêo Leal chamou a mim e ao Wilson Santos comunicando a pretensão de ser pré-candidato”, relatou Avallone no último mês. 

Porém, nenhum dos nomes "decolou" nas articulações para unir o partido e também nas pesquisas eleitorais. A bancada do partido na Câmara sempre defendeu o apoio a reeleição de Emanuel.

Na última semana, os vereadores alegaram que uma candidatura "de última hora" da legenda poderia enfraquecer o projeto dos parlamentares e a legenda perder representatividade na Câmara. Hoje, o PSDB tem três vereadores em Cuiabá. São eles: Ricardo Saad, Renivaldo Nascimento e Toninho de Souza.

Segundo Saad, que preside o partido na Capital, o prefeito de Cuiabá foi o único candidato que procurou o PSDB formalmente para articular uma aliança. "Hoje, apoiar Emanuel seria uma questão de sobrevivência até para nossa chapa de vereadores".

Esta é a primeira eleição em 24 anos que o PSDB não lançará candidato próprio em Cuiabá. O partido venceu as eleições de 1996 e 2000, com Roberto França (hoje no Patriotas), e 2004 e 2008, com Wilson Santos. Em 2012 e 2016, Guilherme Maluf e Wilson Santos disputaram, e perderam, a disputa ao Palácio Alencastro.

Inclusive, este foi o argumento para o deputado estadual Wilson Santos, vice-presidente do diretório municipal, votar contra o apoio ao atual prefeito. "PSDB tem tradição em Cuiabá, tendo ganhado quatro eleições. Seria uma contradição com sua história apoiar outro nome", disse o parlamentar, em seu voto escrito, já que não compareceu ao evento

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet