Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 24 de Outubro de 2020

0 2
:
5 7
:
0 4

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

17 Set 2020 - 14:30

Estado prevê que já passou de 1 mi de infectados por Covid

Gilberto Figueiredo afirma que número de infectados pode ser até 10 vezes maior do oficial, já que muitos sequer fazem exame

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (17), em entrevista ao jornal Primeira Página, da Centro América FM, que o número de pessoas infectadas com Covid-19 em Mato Grosso chegue a 1 milhão de pessoas, já que muitas não fizeram exame para diagnosticar a doença.

“A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o número correto deve ser entre 8 e 10 vezes maior. É muito provável que já tenhamos passado de 800 mil a 1 milhão de pessoas infectadas”, disse.Por causa disso, ele explicou que o governo começou nessa quarta-feira (16) uma pesquisa com o objetivo de identificar a infecção pela Covid-19 no estado.

"Nós queremos saber quantos por cento da nossa população já teria adquirido a imunidade, porque, como sempre enfatizamos, os números que constam nos boletins são daqueles pacientes que passaram por uma unidade de saúde", enfatizou.

A pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas, por meio de coleta de sangue.

Segundo ele, a princípio, os trabalhos serão realizados em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta.

As ações seguem até o dia 23 de setembro e a expectativa é que até o dia 30 seja divulgado o resultado da primeira etapa da pesquisa. “Esse trabalho é importante para que possamos tomar outras decisões estratégicas. Com a redução de casos nas últimas semanas, podemos dizer que o cenário é menos angustiante, mas ainda não é hora de ficarmos tranquilos”, destacou o secretário.

Números da SES

Até esta quarta-feira (16), 109.442 casos de Covid-19 e 3.204 óbitos pela doença tinham sido registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas, conforme o secretário disse na entrevista, o número deve ser bem maior.

No Laboratório Central do Estado (Lacen-MT)já foram feitos 88.200 exames e tem 688 amostras em análise laboratorial.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet