Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 19 de Outubro de 2020

2 0
:
2 9
:
2 4

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

18 Set 2020 - 09:30

Três garimpos podem ser reativados em MT

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) realizou nesta semana uma expedição a três reservas garimpeiras fechadas na região Norte do Estado. Em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o objetivo é mapear os locais e formalizar a extração mineral na região de Alta Floresta (a 792km de Cuiabá).

Durante três dias, foram visitados os garimpos de Zé Vermelho, em Paranaíta, Pista do Cabeça, em Alta Floresta, e Novo Astro, em Nova Bandeirantes extintos em 2011. De acordo com o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, o trabalho técnico da empresa estatal auxiliará a região.“Com a formalização do trabalho de extração mineral por meio de cooperativas e também a ajuda técnica conseguiremos dar condições de trabalho para mais de mil famílias que efetivamente estão no local”, frisa.

O secretário nacional de Resolução de Conflitos da ANM, Caio Mario Trivelatto Seabra Filho, explica que será aberto um processo para mapeamento, estudos e análises. Após este trabalho, os garimpeiros organizados poderão requerer a extração com assistência técnica da Metamat e todas as licenças ambientais solicitadas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Metamat

“Desta forma, damos condições para estes garimpeiros trabalharem, tirando da ilegalidade e promovendo a região de forma muito eficaz. A resolução de conflitos dá agilidade aos processos e a organização em forma de cooperativa faz tudo ser resolvido de forma mais prática”, diz o gerente da ANM em Mato Grosso, Roberto Vargas.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet