Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 24 de Outubro de 2020

1 1
:
2 1
:
5 2

Últimas Noticias

Notícias / Geral

7 Out 2020 - 10:20

Mendes pede cautela: “Falar com antecedência é gerar especulação”

Governador diz que aguarda distribuição de doses que deve ser feita pelo Governo Federal

Midianews

Tchélo Figueiredo/Secom-MT

 (Crédito: Tchélo Figueiredo/Secom-MT)
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que Mato Grosso deve aguardar a aquisição que o Governo Federal irá fazer das vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19. A gestão de Jair Bolsonaro planeja adquirir doses desenvolvidas pelo laboratório AstraZeneca, junto com a Universidade de Oxford.

Em conversa com a imprensa, nesta terça-feira (6), o democrata disse ainda não querer falar sobre o assunto, já que a vacina ainda está em fase de testes. Para ele, falar com antecedência é “gerar especulação”.

“Nossa tratativa é com o Governo Federal para que assim que chegar esses lotes aprovados, segundo as normas internacionais, vamos ter sim lotes. Os grupos de risco e profissionais das saúde devem ser os primeiros a receber essa vacina”, disse.

“O Ministério da Saúde ainda não confirmou, porque está a depender da confirmação da terceira fase. Então, falar disso com antecedência é gerar especulação. É um tema muito sério e estamos aguardando a confirmação do Ministério para que possamos confirmar a chegada dessa vacina em Mato Grosso”, acrescentou.

Mendes afirmou que tem conversado com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com frequência sobre o assunto. Ele afirmou que todos os mato-grossenses devem receber avacina, assim que estiver disponível.Até o momento, em Mato Grosso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os testes de duas vacinas contra a Covid-19 para pacientes voluntários.

As vacinas que serão aplicadas são a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson.

“O Governo Federal fez essa grande aquisição para atender os estados. Existe o Instituto Butantan e o Oswaldo Cruz. Existem institutos renomados que estão cuidando disso”, afirmou.

“A população terá, sim, a vacina. Todos os estados brasileiros terão. O Governo Federal fez uma grande aquisição, mas estamos aguardando a aprovação e aí depois os lotes”, completou.

Casos em Mato Grosso

Até o momento, pouco mais de 128 mil pessoas foram confirmadas com a infecção do novo coronavírus.

Segundo dados do Governo do Estado, 3,5 mil pessoas morreram por causa do vírus.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet