Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 22 de Outubro de 2020

0 6
:
5 4
:
1 7

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

8 Out 2020 - 16:00

MT repassa R$ 1,2 mi para hospital

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
O governador Mauro Mendes assinou, na manhã desta quinta-feira (08.10), o contrato para a conclusão das obras do novo Hospital Lions da Visão em Cuiabá.

A assinatura ocorreu na sede do hospital, junto do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do presidente do Instituto Lions, Whady Lacerda. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; os deputados estaduais Paulo Araújo e Dr. Eugênio; e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, assim como os membros do Lions.

O Estado está repassando R$ 1,2 milhão para o instituto concluir as obras da unidade, que é o maior hospital filantrópico oftalmológico da América Latina. As obras devem ser concluídas em 2021. "Essa obra foi iniciada há 10 anos atrás e, lamentavelmente, deixou de ser concluída. O pedido foi apresentado no ano passado e, nesse ano, após fazermos a recuperação fiscal do estado, estamos conseguindo executar o repasse de recurso, dentro do programa de melhorar a Saúde Pública em todo o estado. Essa instituição vai atender milhares e milhares de pessoas, cobrando pelo SUS, ou seja, vai ser um atendimento gratuito e vai minimizar de forma muito eficiente a dor e sofrimento de tantas pessoas”, afirmou o governador.

O governador ainda ressaltou que está articulando com a Assembleia Legislativa para levantar mais recursos para estruturar o hospital, que atende gratuitamente a população carente com serviços de consultas oftalmológicas, exames e até mesmo cirurgias.

“Estamos dando mais esse passo na área da Saúde. E para caprichar ainda mais nessa estrutura, no acabamento, na finalização, para que tenhamos aqui o maior e melhor hospital dessa área. Pode contar conosco, com o deputado Paulo Araújo, Dr. Eugênio, Eduardo Botelho. Vamos organizar esse aporte. Não é porque é público que deve ter uma qualidade inferior”, adiantou.

Conforme o presidente do Lions, a retomada das obras foi prometida nas duas últimas gestões, mas nunca havia saído do papel. “Entrava governo e saía governo, e não davam jeito. Tivemos também um apoio muito grande da Assembleia Legislativa. Falamos com o governador Mauro Mendes, ele falou que era possível e cumpriu a palavra. Falou que ia arrumar e arrumou", declarou Whady Lacerda.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esta retomada das obras é “um marco para a Saúde do Estado de Mato Grosso”. “Esse repasse vai possibilitar a ampliação dos serviços e com uma infraestrutura apropriada. É importante para que possamos aumentar os atendimentos, especialmente os ligados à área de oftalmologia”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, também ressaltou a atuação da Assembleia ao incluir as instituições filantrópicas no âmbito do Fundo Estadual de Saúde.

“Quando chegou o projeto do Fundo Estadual de Saúde na Assembleia, fizemos modificações para incluir os hospitais filantrópicos e uma emenda especial minha incluiu o Instituto Lions da Visão. E o governador Mauro Mendes está de parabéns por estar retomando as obras paradas. Geralmente um governo quando entra quer fazer suas próprias obras, mas o Mauro está retomando e concluindo obras feitas e inacabadas nas gestões anteriores”, salientou.

Atendimento ampliado

Com a obra concluída, o novo Hospital Lions da Visão poderá ofertar até 120 novos procedimentos à população, como transplante de córneas, procedimentos de retina, cirurgia pediátrica, tomografias, ultrassonografias, entre outros.

A nova estrutura terá capacidade de fazer até 700 atendimentos e 200 cirurgias por dia.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet