Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 24 de Outubro de 2020

1 1
:
3 5
:
3 3

Últimas Noticias

Notícias / Educação

9 Out 2020 - 10:40

Presidente Jair Bolsonaro nomeia professor Evandro como reitor da UFMT

José Lucas Salvani

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
Após mais de dois meses da eleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o professor Evandro Aparecido Soares Silva como reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O decreto, publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), passa a valer a partir da próxima quinta-feira (15) e o mandato de Evandro terá duração de quatro anos.O professor foi eleito em julho de 2020, com 66,9% dos votos. A consulta prévia à comunidade da UFMT foi apenas parte do processo para escolha dos novos gestores para reitoria. Em agosto, aconteceu a segunda etapa do processo, na qual foi definida a lista tríplice que foi encaminhada para o Ministério da Educação (MEC), para escolha e nomeação do novo reitor da UFMT, pelo presidente Jair Bolsonaro.

A votação aconteceu por meio digital, no site da UFMT, pelo sistema e-votação, devido ao atual momento de pandemia causado pela Covid-19, e foi conduzida pela Comissão Eleitoral Especial, constituída nos órgãos colegiados. No total, 5.487 pessoas votaram, sendo 1.265 docentes, 858 técnicos-administrativos e 3.364 estudantes.

Além da chapa vencedora no processo, também concorreram ao pleito a professora Danieli Backes, como candidata a reitora, e a professora Sandra Negri, como vice, que receberam 20,50% dos votos válidos e os professores Alexandre Paulo Machado e Elifas Gonçalves Júnior, que receberam 7,21% dos votos válidos. 

Evandro foi por três anos vice da ex-reitora Myriam Serra, que teve péssimo relacionamento com o Governo de Bolsonaro e pediu a renúncia no mês de fevereiro deste ano após uma série de problemas enfrentados pela UFMT.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet