Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 24 de Outubro de 2020

1 2
:
4 7
:
1 4

Últimas Noticias

Notícias / Educação

14 Out 2020 - 08:20

IFMT suspende provas e seletivo para cursos será feito por sorteio

A seleção era feita, até então, através de provas presenciai

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
O processo seletivo para entrada de alunos no Instituto Federal de Mato Grosso para cursos técnicos em 2021 será através de sorteio. A seleção era feita, até então, através de provas presenciais.

A decisão foi tomada na última quarta-feira (7) pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso. De acordo com o IFMT, o novo processo será feito por causa da pandemia da Covid-19, como medidas de prevenção para os estudantes, candidatos, servidores e familiares.A estudante Anna Julya da Silva, de 14 anos, está se preparando há dois anos para cursar o nível médio integrado ao técnico no IFMT. No ano passado, ela fez o processo seletivo e foi aprovada.

No entanto, como ainda cursava o 8° ano, não cumpria os requisitos necessários para ingressar no curso. Por isso, este ano, ela manteve os estudos e continuou se preparando.

O pai de Anna Julya, Fábio Minas Novas, afirma que essa mudança irá afetar o futuro da filha. "A Covid não pode ser justificativa plausível para colocar o sonho, os anos de estudos e o futuro dos nossos filhos à 'sorte'. Nesse ano, mesmo com a pandemia, ela manteve os estudos objetivando seu sonho. Vários adolescentes vêm se preparando para o processo seletivo e não é justo que tenha seus objetivos educacionais na mão de um sorteio", ressalta.

Fábio defende a revisão da mudança. "Existe a possibilidade de avaliações, processos seletivos a distância. Acreditamos ainda que há também condições de fazer o processo seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde", afirma.

Para os cursos superiores, a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas. Segundo a resolução, alguns institutos federais já utilizam o sorteio público para o ingresso em 2021/1.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet