Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 24 de Outubro de 2020

0 2
:
5 1
:
4 7

Últimas Noticias

Notícias / Política

15 Out 2020 - 08:10

Gazeta Dados revela liderança de Procurador ao Senado em Cuiabá

Segundo colocado é Pedro Taques, que é também o mais rejeitado

DANIEL PETTENGILL

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
Os pesquisadores do Gazeta Dados também foram a campo para perguntar em qual candidato à eleição suplementar do Senado os cuiabanos pretendem votar. Na modalidade estimulada, o candidato do PSOL, Procurador Mauro desponta em primeiro lugar, com 15% das intenções de voto.

O ex-governador Pedro Taques (SD) aparece com 9%, seguido de perto por Elizeu Nascimento (DC), com 8% e Coronel Fernanda, com 7%. Apontado por 5% dos entrevistados está o candidato e atual senador interino, Carlos Fávaro (PSD).Já Nilson Leitão (PSDB) foi citado por 4% das pessoas pesquisadas e o deputado federal José Medeiros aparece com 3%. Com 1% das intenções de voto estão os candidatos Valdir Barranco (1%), Reinaldo Morais (PSC) e Feliciano Azuaga.

Euclides Ribeiro (Avante) está com 0%. Brancos e nulos somam 12% e 34% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Já quando o assunto é rejeição, quem lidera neste quesito é Pedro Taques, que foi citado por 21% dos entrevistados. A seguir, estão Nilson Leitão e Carlos Fávaro, ambos com 6%.

Já Valdir Barranco é rejeitado por 3% enquanto que Reinaldo Morais, Elizeu Nascimento e Procurador Mauro aparecem com 2%. Com 1% de rejeição estão Coronel Fernanda e Feliciano Azuaga e com 0% surge Euclides Ribeiro.

Outros 16% dos entrevistados não apontaram nenhum dos candidatos na lista de rejeição. E não souberam ou não responderam foram 38%.

A margem de erro da pesquisa realizada pelo Gazeta Dados é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro a margem de erro estipulada.  

Para esta primeira medição eleitoral, foram ouvidos moradores de bairros das regiões norte, sul, leste e oeste. Das pessoas que participaram da pesquisa, 54% são do sexo feminino e 46% do masculino. Quanto ao grau de escolaridade, 43% têm ensino médio completo ou incompleto, 34% com superior completo ou cursando, 19% têm ensino fundamental ou cursando e 4% nunca estudou, não lê e não escreve.    

O Instituto de pesquisas Gazeta Dados tem vasta experiência na medição eleitoral em Mato Grosso e um histórico de acertos, o que o credencia como uma das principais referências quando o assunto é disputa por cargos eletivos no Estado. Os índices de acertos são altos e, muitas vezes, se aproximam bastante do resultado real, após a apuração pela Justiça Eleitoral.

Em 1994, por exemplo, a vitória de Dante de Oliveira para o governo do Estado foi estimada em 70% dos votos. Ele venceu o pleito com 71,27%. Em 1996, o Gazeta Dados registrou acertos de 99,3%. Em Cuiabá, a pesquisa apontou 53% para Roberto França e ele obteve 56%.

Nas eleições de 2002, o Gazeta Dados antecipou a vitória a reeleição do senador Jonas Pinheiro (PFL). E ao governo indicou a eleição de Blairo Maggi com 43% dos votos válidos.

Em 2016, o Instituto Gazeta Dados apontou a eleição do atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) com 58,54% dos votos válidos. As urnas confirmaram a vitória dele com 60,41%, uma oscilação de menos de 2 pontos percentuais, previstos na margem de erro.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet