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Sinop: OAB orientará empresas quanto a erros na publicidade

Intenção da OAB é orientar as empresas sobre o que é ou não permitido nas propagandas

Agência da Notícia com Redação

09/04/2014 - 10:58

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sessão de Sinop, começará nos próximos dias uma campanha de orientação a empresas referentes a erros comuns em publicidade.

A informação foi confirmada pelo advogado Eduardo Chagas, vice-presidente da comissão de Direitos do Consumidor. “Percebemos um grande acréscimo nas reclamações dos consumidores, principalmente se tratando das grandes empresas que estão se instalando no município e por isso foi tomada a decisão de orientar o empresário quanto ao que é e o que não é permitido”, destacou o advogado.

A ordem não tem o poder de fiscalização, que segundo Chagas, pertence ao Órgão de Defesa do Consumidor (Procom), mas que pode trabalhar na conciliação e na prevenção dos direitos. “Estamos buscando parcerias com as Câmaras de lojistas e associações comerciais com o intuito de reforçar o conhecimento dos comerciantes, evitando problemas futuros”, explicou Chagas.

Para ele o comerciante sinopense é mais acessível às informações, ao contrário das grandes empresas, que acabam insistindo no erro. “Percebemos uma má vontade das grandes marcas que estão chegando a região, mas isso se refletirá mais tarde em ações judiciais”, ponderou o vice-presidente da Comissão.

A campanha trabalhará também com o consumidor, por meio de eventos em associações e escolas. “A população está mais atenta aos seus direitos e o trabalho da OAB é simplesmente orienta-los quanto àquilo que lhe é garantido”, explicou Chagas.

A campanha ainda não tem data para começar, mas o objetivo da Ordem é que os primeiros trabalhos sejam desenvolvidos já no próximo mês. De acordo com o diretor do Procon, Cristiano Peixoto, as reclamações com publicidades que induzem o consumidor ao erro aumentaram cerca de 20% nestes dois primeiros meses do ano, a maioria são referentes a restaurantes que acabam anunciando o almoço a quilo, em gramas. Uma maneira de parecer mais barato do que realmente é o preço.
 
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