O Instituto Ibope divulgou a pesquisa completa das intenções de voto nas eleições municipais de 2020 em Cuiabá. O levantamento aponta um paradoxo entre os eleitores da Capital de Mato Grosso, que mesmo colocando o vereador, e candidato a prefeito, Abílio Júnior (Podemos), à frente dos adversários, não acreditam que ele será o vencedor do pleito.
De acordo com o estudo do Ibope, 36% dos entrevistados acreditam que o atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), irá se reeleger. Só 20% acham que Abílio vencerá a disputa.O Ibope apontou na pesquisa que Abílio Júnior perde na expectativa de vitória também para o candidato Roberto França (Patriota) no levantamento que avalia a “crença” dos eleitores de Cuiabá sobre o próximo prefeito. França pontuou 21% nesse quesito – 1% a mais do que Abílio.
Na pesquisa estimulada, Abílio Júnior tem 26% das intenções do voto, enquanto Emanuel Pinheiro alcança 20% e Roberto França 19%. Os números do Ibope apontam um empate técnico entre os três primeiros colocados, uma vez que a margem de erro do levantamento é de 4% para mais ou para menos.
ESPONTÂNEA
O Ibope também divulgou a pesquisa espontânea para prefeito de Cuiabá – modalidade em que os nomes dos candidatos não são citados. Abílio Júnior permanece na frente, com 19% das intenções de votos, seguido por Emanuel Pinheiro (15%), Roberto França (14%), Gisela Simona (7%), Julier (2%), e Paulo Henrique Grando (1%).
Aécio Rodrigues e Gilberto Lopes Filho não pontuaram. Ainda na pesquisa espontânea, o Ibope aponta que 14% votariam em branco ou anulariam o voto e que 27% dos eleitores não souberam ou não responderam à pesquisa.
Em relação à classificação da administração Emanuel Pinheiro, 42% dos eleitores avaliam que a atual gestão da prefeitura de Cuiabá é “regular”, enquanto 30% a consideram “ótima” ou “boa”. O Ibope aponta também que 28% dos eleitores avaliam como “ruim” ou “péssima” a forma como a Capital vem sendo administrada.
De forma geral, no entanto, a população de Cuiabá (51%) desaprova o prefeito Emanuel Pinheiro, enquanto 44% aprovam sua gestão. A pesquisa Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada sob o número MT-02443/2020.