Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 25 de Novembro de 2020

1 3
:
0 7
:
1 5

Últimas Noticias

Notícias / Política

29 Out 2020 - 10:30

Governador garante que MT comprará vacina liberada pela Uniãov

Mauro explica que Estado tem recursos para aquisição

ALLAN MESQUITA

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
O governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que o Governo de Mato Grosso terá recursos próprios para bancar a vacina contra a covid-19, caso o Ministério da Saúde não entre num consenso para fazer a aquisição do imunizante. A fala ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (28), no Centro de Eventos do Pantanal.

“Esse tema da vacina já tem gerado muita polêmica entre o nosso presidente, Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. Quem conduz isso é o Ministério da Saúde e ele se predispôs a comprar. Eu não vou entrar nessa polêmica, mas a vacina vai chegar e estará disponível. Se o Governo Federal não comprar, com certeza o Governo de Mato Grosso vai ter o recurso para comprar”, disparou. As declarações ocorrem após o Governo Federal anunciar a compra 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a empresa chinesa Sinovac. No dia, Mendes chegou a garantir que Mato Grosso também receberia as primeiras doses já no primeiro mês de 2020.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro cancelou a compra um dia depois dizendo que não faria mais a aquisição da vacina mesmo com a aprovação pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. O fato gerou críticas por parte dos profissionais que fazem a linha de frente do combate a doença, inclusive do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que lamentou o fato de que “rixas políticas” estejam interferindo na aquisição da vacina para imunização contra o novo coronavírus.

Apesar de toda reviravolta, o governador apostou que ainda pode existir um consenso para aquisição dos imunizantes em parceria com a União. “Eu acredito que como sempre, todas as vacinas é feito dentro do plano nacional de vacinação. Tenho certeza que o Governo Federal vai responder por essa responsabilidade”, concluiu. 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet