Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Alan Porto assume Educação com missão de organizar a volta às aulas e o ensino

Alan Porto assume Educação com missão de organizar a volta às aulas e o ensino

Foto: Reprodução:

Novo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Alan Porto, tomou posse nesta manhã (3), em Cuiabá, com a missão de fechar, em 18 de dezembro, o tumultuado ano letivo, devido à pandemia de Covid-19, e organizar a volta às aulas presenciais ou híbridas na rede, prevista para 1 de fevereiro. Híbridas porque podem ser mantidos os dois modelos, remoto e na escola.

Outra missão do novo secretário, ressaltada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na posse, é o de levar tecnologia para dentro do sala de aula, seguindo exemplos positivos a serem investigados.

Porto disse à imprensa que, de agora em diante, estará 90% concentrado em trabalhar soluções pedagógicas, para melhorar o desempenho dos alunos, que muitas vezes transitam na vida escolar, sem aprender o mínimo de português e matemática. Boa parte não sabe escrever bem, nem resolver problemas simples. O resultado disso é nota baixa no Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb é um indicador de como vai a Educação no país e Mato Grosso tem ocupado posição desprivilegiada, sempre acima da 20ª posição.

O novo secretário fala em recuperação da aprendizagem, com material didático de excelência e avaliação permanente.

No evento, ele ainda prometeu tocar o projeto “Evasão Zero, Gestão 10”, para garantir a presença do aluno na escola, e o programa Profissão 4.0, para dar cursos de qualificação aos jovens, dispondo de equipamentos e infra-estrutura necessários ao aprendizado.

Sobre a polêmica da escolha dos diretores, Porto disse que vai empossar em 2021 os selecionados, através de prova, título e plano de ação.

Quanto à volta às aulas presenciais, assegura que a data só será alterada se autoridades sanitárias mudarem de opinião quanto à segurança disso, levando em conta o nível de contágio por coronavírus.

Troca de gestores

O governador negou que haja algum conflito com a até então secretária Marioneide kliemaschewsk. Ela conduzia a pasta desde o início do Governo. Mauro alega que trocou a liderança da Educação só para “oxigenar” o staff e destaca que ela não sair totalmente do Governo, pois ocupará outro cargo ainda não divulgado.

“Marioneide deu grande contribuição na Seduc, assumiu a secretaria desacreditada, vinha de escândalos, investigações sobre licitações e agora a entrega organizada, em nova sede, criando condições para o sucessor cumprir sua missão”, comenta Mauro.

O governador garante que a saída dela não tem nenhuma relação com a Operação Overlap, deflagrada em junho, pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). A Polícia Civil apurou que uma empresa teria sido paga duas vezes para fazer a obra de reforma do Centro Educacional Infantil (CMEI-CPA III). Marioneide foi ouvida nesta operação na condição testemunha.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp