Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 26 de Novembro de 2020

2 3
:
3 6
:
3 9

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

11 Nov 2020 - 14:42

Boi: Imea aumenta em 10% previsão de confinamento em Mato Grosso

Mesmo com o ajuste na perspectiva, a intenção de confinamento segue cerca de 14% menor do que no mesmo período do ano passado

Redação

Plínio Queiroz/Canal Rural

 (Crédito: Plínio Queiroz/Canal Rural)
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aumentou em 10% a previsão para confinamento de gado no estado em relação ao levantamento anterior. Com isso, o órgão projeta 709 mil animais confinados neste ano. Mas, apesar disso, as intenções continuam quase 14% abaixo do número observado no mesmo período de 2019.

A baixa no confinamento é motivada principalmente pelo aumento dos preços dos insumos e pela valorização dos animais de reposição. “Somam-se a esses dois fatores a menor disponibilidade de animais (preocupação relatada por 11% dos produtores entrevistados); baixa lucratividade e arroba do boi gordo, além de outros fatores, como a instabilidade acerca do coronavírus”, diz.

O custo médio diário por cabeça saiu de R$ 6,35 em 2019 para R$ 9,27 neste ano, alta de 45,98%. Além disso, o preço dos animais para engorda cresceu mais de 60%.

Capacidade estática

No último levantamento do ano, a capacidade estática ficou em 820,99 mil cabeças, o que representa uma queda de 11,79% em relação ao que foi registrado em 2019.

O instituto registra ainda que o aumento da quantidade de animais em relação à segunda intenção de confinamento pode ser atrelado ao “fôlego” que a valorização da arroba deu para alguns confinadores.

“Outubro registrou um dos maiores giros do ano, com destaque para a entrega de animais. O mercado futuro, por sua vez, ainda traz otimismo, tanto que a alta ainda permanece para os contratos de novembro e dezembro, contudo com menor quantidade de entregas de bovinos”, aponta o Imea.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet