Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 27 de Novembro de 2020

0 0
:
0 8
:
5 9

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Geral

18 Nov 2020 - 12:20

Mar de jacarés e gado "gritam" de fome no Pantanal

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
A cena é impressionante. O áudio também. No meio do Pantanal, na região conhecida como Boca do Caronal à beira do Rio Taquari, centenas de jacarés se amontoam no açude de fazenda Palmerinha. Eles quase não se movem. O som ao redor é do gado com forme, descreve o pantaneiro que diz nunca ter visto nada igual em uma seca na região.

Esse era o último açude”, descreve o autor do vídeo. “Olha o berreiro do gado”, comenta ao identificar a fazenda onde está.“Olha a imensidão de jacarés”.

“Tenho quantos anos de Pantanal, nunca vi tantos jacarés num lugar só”, continua.

O pantaneiro cita que já que tiveram que desatolar bezerro.  “É preocupante aqui. Estamos aguardando a chuva”.  Termina dizendo que Deus sabe o que faz.

Explicação – A água secou e os jacarés vão se juntando, seguindo apenas o instituto da natureza. São animais de sangue frio, precisam da água para controlar a temperatura do corpo.

“Conforme vai diminuindo a água, eles vão ficando mais quietos para economizar energia, porque tem pouca disponibilidade de alimento”, explica o tenente coronel Edmilson Queiroz, da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Segundo o policial, que também é biólogo, a primeira reação dos animais é diminuir a reprodução. Outros bichos, complementa,  tentam sair dali para buscar forragens como alimentos.

Existe, até, a possibilidade de canibalismo, de acordo com o oficial da Polícia Militar. Essa é mais uma cena produzida pela maior seca em décadas no Pantanal. O bioma já teve incêndios que destruíram mais de 4 milhões de hectares e mobilizaram força-tarefa nacional.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet