Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 22 de Janeiro de 2021

2 3
:
1 7
:
0 4

Últimas Noticias

Notícias / Judiciário

23 Nov 2020 - 13:40

Governador vai ao STF para que possa conceder terras sem a autorização da AL

rd news

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
Aministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar pedido do governador Mauro Mendes (DEM) para suspender artigo da Constituição estadual que obrigado o governo a pedir autorização da Assembleia para a alienação ou concessão de terras públicas.

A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi proposta em 18 de novembro e também é assinada pelo procurador-geral Francisco de Assis Lopes.Na ação, Mauro ressalta que a concessão de título e de terras públicas à pessoa física ou jurídica só não precisa passar pela análise dos deputados em caso de reforma agrária. Segundo o governador, o artigo da Constituição estadual (327) é inconstitucional, pois viola o princípio da separação dos poderes, garantido na Constituição federal.

“Com efeito, o procedimento para a alienação ou a concessão de terras públicas situa-se no contexto de determinada política pública desenvolvida pelo ente federado titular dessas terras, de modo que constitui exercício de matéria tipicamente afeta ao Poder Executivo. A alienação ou a concessão de terras públicas constituem meros atos executivos situados no contexto de programas definidos com a participação do Poder Legislativo. Constituem, por tanto, mera aplicação das hipóteses gerais e abstratas constantes de comandos normativos”, diz trecho da ação proposta pelo estado.

O governador requer que o STF aceite a ação e, de forma imediata, suspenda tal artigo e que a decisão tenha efeito retroativo.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet