Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 28 de Janeiro de 2021

1 1
:
5 5
:
3 6

Últimas Noticias

Notícias / Polícia

23 Nov 2020 - 16:20

PF revela que grupo de MT "iniciava" distribuição de droga até a Europa

No Estado, prisões ocorreram em Cuiabá e Barra do Garças

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
A operação Enterprise, deflagrada na manhã desta segunda-feira (23), pela Polícia Federal cumpriu mandados de prisão em Cuiabá e em Barra do Garças. A ação busca desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.  

A PF também cumpriu mandados em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.  Conforme as investigações, os criminosos se dividiam em subgrupos. Em Mato Grosso, os traficantes eram responsáveis por enviar parte da droga para São Paulo. De lá, os entorpecentes era levados para os portos e seguiam para a Europa.

Os pertencentes deste grupo são considerados alvos menores. Alguns deles chegaram a ser presos com mais de 1 tonelada e uma submetralhadora. 

ENTENDA 

A operação Enterprise, encabeçada pela Polícia Federal do Paraná, tem como uma das ações combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A investigação durou dois anos e, nesse período, a Polícia Federal apreendeu cerca de 50 toneladas de drogas do grupo criminoso.

A PF informou que a operação é uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, já que se trata de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa. Também é uma das maiores em quantidade de mandados judiciais.

Ainda conforme a PF, estão sendo sequestrados aproximadamente R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, como aeronaves, imóveis e veículos de luxo.

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de vários laranjas e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet