Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 25 de Janeiro de 2021

2 3
:
1 0
:
3 0

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Cidades

26 Nov 2020 - 17:40

Vírus transmitido por humanos matou 16 macacos; parque reabre no sábado

arque estava fechada desde o dia 30 de outubro após morte de animais

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
Uma infecção por Herpes Simplex foi a causa da morte de 16 macacos sagui no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. O vírus é passado do homem para o macaco por meio de alimentos contaminados ou pelo contato direto.

O Herpes Simplex apesar de quase sempre causar sintomas brandos em humanos, como aftas e, em alguns casos febre, é fatal para os macacos. O humano pode transmitir a doença mesmo sem estar com manifestação clínica aparente.Nos macacos o Herpes Simplex desenvolve um quadro severo inflamatório que pode afetar diversos órgãos, podendo causar lesão de pele e nas mucosas e atingir pulmão, coração, fígado e no sistema nervoso central. A principal manifestação é neurológica.
Depois que um macaco do grupo é contaminado a tendência é que ele espalhe entre os agregados e a doença, por ser altamente fatal, pode fazer com que todos os membros de um bando morram. Com a possibilidade, inclusive, de contaminar outros grupos de primatas.Os saguis foram enviados pelo Centro de Controle de Zoonose de Cuiabá para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Os exames foram realizados pela UFMT e pela Universidade de Brasília (UNB).

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e especialistas dos órgãos envolvidos nas análises clínicas atenderão a imprensa nesta sexta-feira, às 10h, no Parque Mãe Bonifácia, na Praça do Cerrado.

O parque Mãe Bonifácia será reaberto no sábado (28.11). A unidade de conservação permaneceu fechada para varreduras sanitárias e isolamento dos saguis desde o dia 30 de outubro.  

A Sema reforça a orientação de não alimentar animais nos parques estaduais por conta própria. A alimentação inadequada é prejudicial ao animal silvestre e traz riscos, tanto aos bichos quanto a população, gera um desequilíbrio na cadeia alimentar e é proibido por lei.

As gerencias dos parques estaduais estão abertas e quaisquer dúvidas sobre regras do parque e hábitos alimentares animais podem ser esclarecidas junto com os servidores que atuam no local. 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet