Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Regiões de Água Boa e Primavera do Leste são destaque em redução de roubos e homicídios dolosos

Redação Agência da Notícia com Assessoria

11/12/2020 - 09:20

Regiões de Água Boa e Primavera do Leste são destaque em redução de roubos e homicídios dolosos

Foto: Sesp-MT

As Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) 13 e 11, que têm como polos os municípios de Água Boa (736 km ao leste de Cuiabá) e Primavera do Leste (242 km ao sul de Cuiabá) foram destaques, entre as outras regiões de Mato Grosso, na redução dos crimes de roubos e homicídios dolosos.
 
Os dados foram medidos, em percentual por 100 mil habitantes, entre janeiro a dezembro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. 
 
Segundo os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Superintendência do Observatório de Segurança, vinculada à Adjunta de Inteligência, a Risp de Água Boa é a região que registrou maior índice de redução nos índices de roubos gerais no ano de 2019, totalizando uma redução de 54%. 
 
A Risp de Água Boa é composta pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Querência, Nova Nazaré, Canarana, Campinápolis e Nova Xavantina.
 
Já a Região de Primavera do Leste está em segundo lugar na classificação de redução nos índices de homicídios dolosos registrados, totalizando uma redução de 33%, ficando atrás somente da Risp de Alta Floresta, que apresentou 42% de redução nos índices. As informações que creditam os números alcançados são referentes aos Boletins de Ocorrências (BO) registrados.
 
A Risp de Primavera do Leste é composta pelos municípios de Campo Verde, Poxoréu, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte e Paranatinga.
 
Reconhecimento
 
Como medida de reconhecimento pelos esforços dos profissionais de segurança, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, instituiu, por meio do Decreto 565, de 15 de julho deste ano, a medalha Mérito de Segurança Pública, destinada a reconhecer pessoas, físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no desempenho de suas funções, tenham se destacado para o crescimento e fortalecimento da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
 
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e demais lideranças das forças policiais estiveram em solenidades para entregar a honraria a 21 profissionais civis e militares em Água Boa e 24 em Primavera do Leste.
 
Segundo o secretário, a demonstração de integração faz a força. “Cada vez que trabalhamos juntos, conseguimos ter melhores resultados. Esse é o resultado do trabalho de uma equipe integrada, uma equipe qualificada com bons comandantes e com a participação muito grande da sociedade. A sociedade também merece a medalha porque ela também participa. Não se faz Segurança Pública sem a participação da social”, afirma.
 
A próxima entrega de medalhas “Mérito de Segurança Pública”, pelo reconhecimento aos profissionais de segurança será realizada amanhã (10.12), às 18h30, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), no Centro Político Administrativo.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp