Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 24 de Fevereiro de 2021

1 4
:
0 5
:
4 1

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Cidades MT

12 Dez 2020 - 08:49

Foi realizada reunião para debater sobre a crise no abastecimento de água em Porto Alegre do Norte – MT

Redação Agência da Notícia com Assessoria

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
 
No último dia 03 o Poder Executivo e Legislativo os seguintes vereadores Orlando da saúde, Everson Marinho (Keno), os vereadores eleitos Diva do Louro e Zé Carlos Leiteiro e o Conselho de Saneamento Básico se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre do Norte juntamente com o proprietário da SANEPAN, Sr. Francisco, para tratarem sobre a falta de água na cidade.

Na ocasião, o Sr. Francisco falou sobre a licitação, disse que o edital da concessão foi feito através do plano municipal de saneamento básico e que havia muitas diferenças de informações entre a documentação e a realidade, como a quantidade de habitantes que havia na cidade e a quantidade de ligações de água que haviam sido feitas e que por causa dessas condições a empresa vem sofrendo alguns problemas técnicos. Também falou sobre o grande número de ligações de água clandestinas, são em média 700 ligações gerando furto de água. Isso faz com que a empresa tenha uma perca de água de aproximadamente 40%, isso gera gastos que fazem a empresa fechar no vermelho todo mês.

Também foi falado sobre os investimentos e melhorias que foram feitas ao longo dos anos, mas que a pedido do prefeito municipal, Daniel do Lago, não foi realizado o reajuste na cobrança da água. E agora a empresa não consegue mais manter a concessão sem fazer o reajuste do valor da água já estabelecido em edital. 
 
O vereador Orlandinho, perguntou sobre o fornecimento de água do Distrito Nova Floresta e Vila São José e o prefeito explicou que as instalações necessárias já estão sendo finalizadas e que em breve irá passar para a SANEPAN. Em seguida o assessor jurídico, Douglas Cerezini, seguiu descrevendo o papel de cada um no contrato da concessão e o papel do Conselho de Saneamento Básico.
 
Logo após o vereador Everson Marinho (Keno), disse que não concordava com as taxas e com a cobrança de ligação de água. Foi explicado a ele que é lei o consumidor pagar pela água e que isso é estabelecido em todos os municípios.
 
O controlador interno, Kailton, seguiu falando que não concordava com a postura do dono da empresa em relação ao edital, pois, participou de todo o processo e que estava tudo correto. Mas o dono da empresa mostrou dados verídicos que mostravam que no edital não estava correto o número de habitantes da zona urbana do município.
 
Valdevandes fez um desabafo dizendo que a maioria dos vereadores fala sem saber a real situação das coisas e que teve uma sabotagem na bomba levando a queima do equipamento mais de cinco vezes. Disse que os vereadores deveriam ajudar o poder executivo ao invés de ficar falando sem ter o conhecimento da causa.
 
O prefeito, Daniel do Lago, falou sobre o esgoto que a empresa precisa começar a construir de acordo com o contrato. Também falou que não pode tomar nenhuma decisão a respeito da concessão sem que sejam entregues relatórios do Conselho de Saneamento Básico e do fiscal de contrato.
 
Para finalizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Wellita Braga, disse ao dono da empresa que o objetivo da reunião é resolver o problema do abastecimento da água, que é dever da empresa levar água de qualidade, durante o maior período possível ao consumidor e cobrar taxas justas. Também falou que é de responsabilidade da empresa os reajustes necessários e principalmente a fiscalização quanto aos furtos de água e punição de quem fez isso, já que esse é um dos motivos da falta de água. Wellita finalizou dizendo que de agora em diante vai cobrar a empresa para fazer o que é de total responsabilidade deles. E disse que seria bom reformular o Conselho de Saneamento Básico e que a partir do dia 07/12/2020 já ia tomar providência de convocar novos conselheiros.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet