O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) esteve no município de Aripuanã (1.200 quilômetros de Cuiabá) na última semana. O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito, Adir Vieira Ferreira (PSL), e pelo presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga), Antônio Vieira da Silva, mais conhecido como Toninho.
Pela primeira vez na cidade, Barbudo se reuniu tanto com o chefe do Executivo como com os vereadores e demais lideranças com o objetivo de escutar suas demandas e também informá-los do trabalho que vem executando na Câmara Federal. O parlamentar também se encontrou com a prefeita eleita, Seluir (PSDB).
Dentre seus anúncios, o deputado destacou o programa Titula Brasil, já instituído pelo Governo Federal e que trata sobre a cooperação técnica entre o Incra e as prefeituras para a regularização fundiária.
Na prática, a prefeitura será responsável pelo material humano e ao Incra caberá implementação de um Núcleo Municipal de Regularização Fundiária e Reforma Agrária (NMRF), bem como a capacitação. O programa será supervisionado pela Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A normatização deste programa ocorrerá em 60 dias.
“É importante estar aqui, em uma cidade que recebi 1.049 votos, o que significa 15% do total de votos válidos. Também já destinei recursos na ordem de R$ 100 mil para a saúde aqui de Aripuanã. Mato Grosso é um estado grande, mas os gargalos são praticamente os mesmos. Ouvi atentamente o prefeito e os vereadores e espero contribuir para que problemas com infraestrutura e logística, principalmente na BR-174, regularização fundiária e segurança pública possam ser amenizados e sanados muito em breve”, afirmou Barbudo.