Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Economia

Estado repassará até 1 salário mínimo para 5 mil famílias carentes

Inicialmente, programa atenderá 23 municípios do Estado

Estado repassará até 1 salário mínimo para 5 mil famílias carentes

Foto: Reprodução:

Mais de 5,5 mil cartões do Programa SER Família serão distribuídos, a princípio, para famílias de 23 municípios de Mato Grosso. A iniciativa, que prevê a distribuição de renda para pessoas vulneráveis, foi lançada oficialmente pelo governador do Estado, Mauro Mendes, e pela primeira-dama, Virginia Mendes, na tarde desta terça-feira (15.12), no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.

O Programa, que será gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), prevê a distribuição de cartões beneficiando grupos distintos e específicos como a família, a mulher, a criança, o idoso e pessoa com deficiência. Os valores disponibilizados irão variar de R$ 100 a até um salário mínimo, dependendo do perfil que será enquadrado o beneficiário.Na ocasião, primeiras-damas e gestores da assistência social dos municípios, que receberão os primeiros cartões, assinaram um termo de aceite para participação do programa. “São os municípios que vão fazer com que os recursos cheguem, de fato, nas mãos daqueles que mais precisam”, pontuou o governador Mauro Mendes, que agradeceu toda a rede envolvida na criação e execução do SER Família, desde as tramitações na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Max Russi, até a escolha das primeiras famílias cadastradas.

“O Estado tem o dever de cuidar de todos e quero aqui destacar a atuação voluntária da primeira-dama e de toda a equipe, que não tem medido esforços para fazer chegar as ações aos mais vulneráveis”, disse o governador.

“Eu só tenho que agradecer todos os envolvidos porque é muito importante que o Governo tenha esse olhar voltado à assistência e para ajudar as famílias mais carentes. Quero agradecer à Deus, por ter me colocado na condição de primeira-dama e poder ajudar tantas pessoas. Não tem nada que me deixe mais alegre e feliz”, acrescentou a primeira-dama, Virginia Mendes, que lidera voluntariamente toda a ação em conjunto com a equipe da Setasc.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, explicou que o programa tem duração de dois anos e que além da transferência de recurso, garantirá qualificação profissional aos envolvidos.  “Vamos preparar os beneficiados para que não dependam do recurso recebido e para que consigam, no futuro, sair da linha da pobreza extrema e possam alcançar uma vaga no mercado de trabalho”.

De acordo com a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Salete Morockoski, que será responsável por conduzir o programa, todos os demais municípios deverão ser atendidos. “Iniciamos com 23 municípios, mas vamos expandir gradativamente para outras cidades, atingindo todo o Estado”.

O deputado estadual Max Russi, que ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, conduziu a tramitação na Assembleia Legislativa para mudança na lei que criou o SER Família destacou que o programa tem tudo para ser destaque e referência de case de sucesso no país. “A primeira-dama está olhando para todos, da criança, aos deficientes, passando pelas mulheres vítimas de violência, até o idoso. É um atendimento completo para toda a família”.

Inicialmente, o Programa atenderá os seguintes municípios: Gaucha do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Canabrava do Norte, Nobres, Poconé, Nova Brasilândia, Torixoreu, Paranatinga, Alto Araguaia, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Primavera do Leste, Várzea Grande, Ribeirão Cascalheira, Poxoréu, General Carneiro, São Pedro da Cipa, Araguaiana, Dom Aquino, Juscimeira, Acorizal, Jangada e Campo Novo dos Parecis.

Para a primeira-dama do município Canabrava do Norte, localizado a 988 km de Cuiabá, Sara Trindade, a iniciativa veio em boa hora para beneficiar as famílias que foram mais afetadas também pela pandemia. “A gente só têm a agradecer ao nosso governador e a nossa primeira-dama por esse programa SER Família, que com certeza estará beneficiando muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade”.

Fátima Rosane Ritter, secretária de Assistência Social de Paranatinga, 337 km da Capital, destacou que o SER Família vem de encontro à necessidade da população vulnerável do município. “Estamos felizes de sermos contemplados na primeira etapa e agradecemos ao Governo do Estado e sua equipe, a primeira-dama principalmente, por ter olhado para o nosso município com canto carinho e só temos motivos a agradecer”.

Estiveram presentes durante o lançamento do programa:  a senadora, Margareth Buzetti, e a vereadora eleita por Cuiabá, Michelly Alencar, além de diversos parlamentares e secretários de estado.

CARTÕES

O Cartão que leva o mesmo nome do programa, SER Família, será destinado às pessoas que vivem se situação de extrema pobreza, cuja renda per capita não ultrapasse o limite de 1/3 do salário mínimo vigente.

O Cartão SER Idoso será destinado às pessoas com mais de 60 anos em condição de vulnerabilidade social para a compra específica de medicamentos. 

Já os recursos do Cartão SER Criança, que atenderá as famílias  que tenham crianças em idade escolar, em faixa etária de até 12 anos, poderão ser usados unicamente para a compra de vestuário, gêneros de primeira necessidade e materiais escolares. O cartão é único por família independente do número de crianças.

O Cartão SER Inclusivo é um benefício para pessoas com deficiência para a compra de alimentos e medicamentos. 

O Programa SER Família, também atenderá o público feminino através do Cartão SER Mulher, destinado para as mulheres vítimas de violência para custeio de moradia.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp