Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 22 de Janeiro de 2022

0 0
:
3 2
:
3 7

Últimas Noticias

Notícias / Política

8 Out 2014 - 10:25

Municípios com conflito indígena dão vitória para Aécio Neves, destaque para Alto Boa Vista

Alto Boa Vista foi o município brasileiro que deu a maior votação proporcional a Aécio Neves

Agência da Notícia com Redação

Agência da Notícia

Em Alto Boa Vista teve 82% dos votos válidos para Aécio (Crédito: Agência da Notícia)

Em Alto Boa Vista teve 82% dos votos válidos para Aécio

O município de Alto Boa Vista, na região Nordeste de Mato Grosso, onde está localizada a reserva indígena Marãiwatsédé, em uma área de 165 mil hectares, e foi desocupada no inicio de 2013, jogando 7 mil pessoas na rua, Dilma Rousseff (PT) teve apenas 14% dos votos, já Aécio Neves (PSDB) obteve 82,56%.

Alto Boa Vista foi o município brasileiro que deu a maior votação proporcional a Aécio Neves, Marina Silva teve apenas 1,2% dos votos, já que a mesma está mais ligada ao meio ambiente e as demarcações indígenas. Em Santa Cruz do Xingu, onde existe estudo de terras indígenas, os eleitores deram vitória folgada para Aécio Neves.

No Sul da Bahia, está Buerarema, o único município baiano onde Dilma teve menos votos que Aécio Neves, a região abriga a maioria dos agricultores expulsos de suas terras por uma milícia indígena, que já invadiu e expulsou mais de cem propriedades. Em Buerarema deu 67% dos votos a Aécio, enquanto Dilma teve 26% e Marina apenas 7%.

Na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol onde abriga os municípios de Pacaraima e Boa Vista, capital de Roraima, também palco da limpeza étnica das áreas indígenas lideradas principalmente pelo governo do PT, através da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Aécio Neves também foi vitorioso.

Já em Mato Grosso do Sul, na região da Terra Indígena Buriti, a vitória foi de Aécio Neves, apesar do grande número de indígenas que vivem na região, Em Ponta Porã e Antônio João Aécio liderou com mais de 50% dos votos.

No Paraná, nos municípios de Terra Roxa e Guairá não foi diferente, após a luta de produtores rurais e indígenas, a vitória de Aécio Neves nas urnas foi bastante folgada. No Estado de Dilma Rousseff, Rio Grande do Sul, onde a Funai tenta demarcar várias terras indígenas Aécio ganhou em todas, em Saranduva ele obteve 62% dos votos.

Aécio Neves que tem uma forte ligação com o Agronegócio e tem como principal liderança o deputado reeleito, Nilson Leitão (PSDB), que defende veementemente os produtores do Estado de Mato Grosso.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet