Imprimir

Imprimir Notícia

31 Mai 2021 - 17:50

Cuiabá abre cadastro de vacina contra Covid-19 para pessoas com 59 anos; educação deve sair em breve

A Prefeitura de Cuiabá abriu nesta segunda-feira (31) o cadastro para pessoas com 59 anos, sem comorbidades, idade que irá diminuindo até atingir a população acima de 18 anos. Na semana passada, o prefeito Emanuel Pinheiro havia autorizado o levantamento do número de profissionais que atuam nas redes públicas municipal, estadual e federal, filantrópicas e particulares, em todos os níveis de Ensino. O cadastro para este público também chegou a ser aberto, mas logo foi suspenso. 

A Prefeitura enviou nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está realizando ajustes no lançamento do pré-cadastro para trabalhadores da educação no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e que em breve fará o anúncio oficial da liberação do cadastro.“Temos uma preocupação em relação ao retorno das atividades presenciais nas unidades educacionais públicas de Cuiabá. É um universo muito grande de profissionais. Somente na rede pública municipal são 6.882 servidores entre professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil, Técnicos em Nutrição Escolar, Auxiliares de Serviços Gerais e outros, que atuam diretamente nas unidades. Então, determinei que a Secretaria de Educação faça esse levantamento, que deve ser encaminhado à Saúde no início da semana, para que possamos planejar a separação das doses necessárias já nos próximos carregamentos que chegar ao município”, disse ele no último dia 28.

Uma das propostas é quanto a vacinação de forma escalonada, a partir da Educação Infantil. Depois, será a vez dos profissionais do Ensino Fundamental I, em seguida do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, finalizando com o Ensino Superior, por regional.

Na capital, por medida de biossegurança, desde março de 2020, o prefeito de Cuiabá mantém as atividades presenciais suspensas na rede municipal de ensino.

O cadastro pode ser feito no site Vacina Cuiabá, acesse AQUI. 
 
201 mil doses aplicadas na capital

Entre os dias 20 de janeiro e 29 de maio, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da campanha de imunização contra a covid-19 “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” já aplicou 201.569 doses, o que significa que 81,2% das 248.300 doses recebidas já foram utilizadas, conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde. 

Com relação à primeira aplicação, foram aplicadas 142.538 doses aplicadas, ou seja, 86% das doses recebidas para esta etapa da imunização. Na segunda aplicação, 59.031 pessoas já completaram o esquema vacinal, o que representa 70,7% das doses recebidas para tal. 

Mais da metade dos vacinados, 117.922 (58,5%) são do sexo feminino e 83.647 (41,5%) são do sexo masculino. Quanto ao tipo de vacina, 58,9% das doses utilizadas foram da Coronavac, 27,9% da Astrazeneca e 13,2% da Pfizer.

Emanuel Pinheiro comemorou a marca batida no final de semana. “É com muita gratidão e esperança que recebemos a notícia de que mais de 201 mil doses já foram aplicadas na nossa Capital e de que quase 60 mil cuiabanos já estão completamente imunizados. Tudo isso graças ao trabalho árduo da Prefeitura de Cuiabá e, principalmente dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde que estão na linha de frente dessa grande campanha, que visa um único objetivo: proteger e salvar vidas! Quero agradecer a todos os nossos parceiros e pedir à população que continue se cuidando, tomando as medidas de biossegurança, como lavagem constante das mãos, isolamento social e, se sair, que use máscara, pois a pandemia ainda não acabou”, disse.Cobertura vacinal dos grupos prioritários
 
Até o momento, o grupo que mais foi vacinado foi o dos trabalhadores da saúde, cuja meta era atingir 23.371 pessoas, mas 28.333 já foram contempladas, batendo 121,2% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

Dentre as pessoas de 80 anos ou mais, 8.347 (98,5%) foram vacinados, pelo menos com a primeira dose.

Dentre as pessoas de 75 a 79 anos, 7.424 (95%) foram vacinados ao menos com a primeira dose. 

No grupo de idosos entre 70 a 74 anos, foram 12.128 (92%) vacinados com a primeira dose. 

Entre pessoas de 65 a 69 anos, 18.167 (92,4%) receberam pelo menos a primeira dose. 

Entre pessoas de 60 a 64 anos, 20.018 (73,9%) receberam pelo menos a primeira dose.

No grupo de pessoas com comorbidades, 28.404 pessoas já fizeram a primeira fase da imunização, o que corresponde a 53% da estimativa desse público.

Dentre os servidores das Forças de Segurança e Salvamento, 5.162 já receberam pelo menos a primeira dose da vacina, o que representa 59% do grupo. 

Além disso, Cuiabá já vacinou mais de 2 mil pessoas do grupo de vulnerabilidade, composto por motoristas do transporte coletivo, carroceiros, catadores de material reciclável, trabalhadores da limpeza urbana, bem como pessoas em situação de rua.

Também foram vacinados 1.893 idosos institucionalizados e 726 servidores do sistema penitenciário. 

Imprimir