Imprimir

Imprimir Notícia

14 Jun 2021 - 12:40

Sefaz diz que MT tem recurso para manter leitos de UTI abertos

O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, afirmou que o Governo possui recursos em caixa atualmente para manter aberto os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19, mesmo diante de uma 3ª onda da pandemia.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente Mato Grosso possui 653 pessoas internadas em UTIs em tratamento contra Covid. A taxa de ocupação está em 92,9%.

“Estamos com os leitos todos habilitados, inclusive aqueles leitos conveniados com os municípios”, afirmou.“Estamos, hoje, na maior amplitude que já tivemos em relação ao serviço médico de alta complexidade que é feito pelas UTIs. Não tenha dúvidas de que vamos mantê-los enquanto for necessário", acrescentou.

De acordo com Gallo, apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) ser tripartite, ou seja, devendo contar com recursos municipais, estadual e federal, o caixa do Estado está saudável e consegue atender à demanda.

“Óbvio que se houver ajuda federal é muito melhor. Mas o Estado de Mato Grosso não vai deixar nenhum mato-grossense para trás”, disse.

“Vamos honrar e não vamos fechar enquanto ainda estivermos em um período pandêmico”, afirmou.

Ajuda a MS

Na semana pasada, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou a situação de Mato Grosso como estável na pandemia e afirmou que havia uma discussão interna para avaliar a possibilidade de ajudar Mato Grosso do Sul, cujo sistema de saúde colapsou.

"Nesse momento, se nós estamos numa terceira onda, é uma terceira onda ainda controlável. Ela não extrapolou o nosso sistema de oferta de assistência na área da saúde. Torcemos pra que isso não aconteça", resumiu Gallo.

Imprimir