Imprimir

Imprimir Notícia

25 Ago 2021 - 16:41

ONG divulga fotos de onça-pintada queimada em incêndios em MT

A ONG "É o Bicho MT" divulgou nesta quarta-feira (25) fotos de uma onça-pintada queimada durante o incêndio que atinge os municípios de Jaciara e Dom Aquino. O animal está carbonizado e com parte dos membros amputados.

De acordo com a ONG, o fogo ainda está ativo na região e outros animais devem ter morrido com o avanço das chamas.

Desde o ano passado, os voluntários da instituição vem fazendo campanhas para arrecadar alimentos, remédios e água para ajudar os animais que sofreram com as queimadas do Pantanal.

De acordo com a presidente da ONG, Jenifer Gonçalves Larrea, neste ano, o grupo já começou a se mobilizar e a se planejar para prestar ajuda, com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

"É desesperador ver que as autoridades responsáveis não aprenderam com a tragédia do ano passado. Enquanto não tivermos conscientização, planejamento, prevenção, será assim, um desastre maior que outro até não sobrar nada. Estamos organizando toda a parte de arrecadação e logística para dar apoio a Sema", contou.

Ainda segundo a presidente, é preciso agir logo.

"Precisamos de atuação imediata, efetiva, assertiva. Quanto mais tempo esperar, mais perdas teremos. Além disso, precisamos identificar os responsáveis por isso e ter punições mais severas", disse.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro fazendas foram atingidas pelo fogo.

Os bombeiros tentam controlar as chamas para evitar que chegue em outras fazendas da região.

De acordo com os militares, o incêndio de grandes proporções ameaça chegar em moradias dos trabalhadores das fazendas.

Outros incêndios são registrados em Mato Grosso, entre eles na região do Pantanal, em Cáceres.

Imprimir