Imprimir

Imprimir Notícia

27 Ago 2021 - 09:39 | Atualizado em 27 Ago 2021 - 09:45

​São Felix do Araguaia registra o dia mais quente do ano no Brasil, veja quanto chegou a temperatura

A região do Araguaia, assim como praticamente todo o estado de MT, vem sofrendo com a falta de chuvas , comum neste ano, mas o calor, esse realmente parece ter aumentado consideravelmente em comparação com anos anteriores.

De acordo com informações do Instituto de Meteorologia Clima Tempo, nesta quinta-feira (26), São Felix do Araguaia, que fica às margens do Rio Araguaia, registrou o dia mais quente do Brasil inteiro. O município atingiu 41,6°C.

Além do calor intenso, a unidade relativa do ar também tem prejudicado a vida da população do município. Nesta semana, a umidade varia entre 18% e 40% na região. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 60% e 80%.

Segundo o Inmet, na região, há um aviso meteorológico especial de onda de calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período).

A previsão é que a máxima continue entre 39°C e 40°C em São Félix do Araguaia até o fim de semana.

Recorde na capital

Cuiabá também bateu recorde de calor neste mês. Na terça-feira (17), a capital registrou 40,4°C. Essa foi a temperatura mais alta registrada na cidade neste ano.

O recorde anterior era do dia 9 de janeiro, quando os termômetros marcaram 39°C.

Riscos de incêndio

A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo seco. Segundo a instituição, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. Na região os índices de incêndios estão altos, tanto nas cidades, quanto na Zona Rural.

Imprimir