Imprimir

Imprimir Notícia

11 Abr 2014 - 07:54

Líder nacional em grãos, MT tem estimativas revisadas para baixo no milho e soja; algodão aumenta

 Líder nacional da produção brasileira de cereais, oleaginosas e leguminosas, Mato Grosso deve encerrar a safra 2013/2014 com uma participação de 23,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao levantamento divulgado em fevereiro, as estimativas de março sobre milho e soja no Estado foram revisadas para baixo, enquanto o algodão, revisado para cima.

Mato Grosso é o principal produtor de milho segunda safra e deve registrar este ano 15,8 milhões de toneladas no cereal, um volume 0,7% menor que no levantamento anterior, além da queda de 4% na produtividade.

Em relação à soja – que também dá a Mato Grosso o primeiro posto – a produção cai 0,8% e a produtividade 2,2% quando comparadas com os números divulgados em fevereiro, isso por conta da alta concentração de chuvas em algumas regiões do estado entre fevereiro e março. A safra estadual deverá terminar com 26,3 milhões de toneladas da oleaginosa.

Já o algodão, produto em que Mato Grosso tem a significativa participação de 55,6%, tanto a área plantada quanto o volume de produção tiveram aumentos, de 3,2% e 2,5%, respectivamente. A expectativa é de colher 2,3 milhões de toneladas, diz o IBGE.

Imprimir