Imprimir

Imprimir Notícia

11 Jan 2022 - 10:52 | Atualizado em 11 Jan 2022 - 14:29

Exclusivo: Governo publica edital de licitação para projeto da BR 158, no lote B, valor é de R$ 265 milhões (Vídeo)

O Ministério de Infraestrutura/Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Superintendência de MT, publicou no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (10) de janeiro de 2022, o processo de licitação para a contratação Integrada de empresa especializada para elaboração de Estudos. Projetos Básicos e Executivos de Engenharia (Inclusive Obras de Arte Especiais -OAE) e Execução de Obras de Implantação e Pavimentação do contorno Rodoviário Marawatsede. Lote B, na BR-158/MT, que segue de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, saindo no Alô Brasil, totalizando 101 km.

O valor da licitação está estimado em R$ 265.669.146,18 (Duzentos e sessenta e cinco milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, cento e quarenta e seis reais e dezoito centavos).

As propostas podem começar a ser entregues a partir de hoje (11) no site www.gov.br/compras/pt-br/. A abertura das propostas vai acontecer no dia 08 de fevereiro de 2022.

Apesar de soar como uma esperança para a concretização de um sonho, que é o asfalto da BR-158, a publicação do Edital não gera grandes expectativas, isso porque o lote A, que sai do Luizinho até Alto Boa Vista, já foi licitado conforme apurado pelo Agência da Notícia, há mais de 2 anos e até o momento praticamente nada foi feito, já que o impedimento seria a falta do Projeto de Instalação.

Em conversa agora pela manhã, com o ex-deputado Baiano Filho e também assessor do Senador Jayme Campos, o Lote A, que já foi licitado depende agora do Projeto de Instalação. “Esse projeto não sai do papal, por falta de licença previa, dependia do estudo indígena, corremos atrás na época, conseguimos o estudo indígena, mas agora para sair o Projeto de Instalação é preciso apoiar o PBA -Plano Básico de Instalação. Então mesmo tendo dinheiro, não começa a obra por falta das licenças”, explicou Baiano, se referindo ao primeiro lote denominado LOTE A, e que já foi licitado há mais de dois anos.

A jornalista Camila Nalevaiko, fez um desabafo, dizendo que a BR-158 é um circo, os palhaços estão sentados na arquibancada e que os artistas aparecem de tempos em tempos, oferecendo migalhas para uma população que ainda não entendeu a gravidade do descaso. Veja abaixo o vídeo.

Imprimir