Imprimir

Imprimir Notícia

10 Out 2020 - 11:20

IFMT decide sortear vagas para seleção

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio do Conselho Superior, decidiu na última quarta-feira (7) que o ingresso na instituição de ensino no próximo ano eletivo será por meio de sorteio, para vagas no ensino médio integrado e cursos técnicos subsequentes.

A decisão foi publicada no portal da reitoria. De acordo com a nota, o processo seletivo 2021/1 foi prejudicado por conta da pandemia da covid-19, dificultando a realização de provas. Por sempre realizar provas presenciais para selecionar os estudantes, a decisão causou repercussão negativa nas redes sociais.

“Considerando a pandemia da covid-19 que impõe medidas de prevenção e cuidado com a saúde de todos (as), sendo estudantes, candidatos (as), servidores (as) e familiares. Diante disso, a modalidade de seleção por desempenho em provas presenciais não se apresenta como um formato seguro à população”, defendeu.

Segundo definiram, apenas cursos superiores continuarão com a forma de seleção por meio da nota geral do Enem para 70% das vagas, porém, dos anos de 2015 a 2019. Os outros 30% das vagas ocorrerão por análise do histórico escolar do ensino médio.

Segundo a resolução nº 62/2020, em que consta a decisão, alguns Institutos Federais já utilizam o sorteio público para o ingresso em 2021/1, como o IFB, IFAC, IFSC e IFSul de Minas somente para o subsequente.

Outro lado

A reportagem entrou em conto com a assessoria do IFMT e assim que a nota for encaminhada à redação, será acrescentada na matéria.

Imprimir