Agência da Notícia

Paraná

Agência da Notícia, Quarta-feira 18 de Maio de 2022

2 1
:
0 7
:
0 5

Últimas Noticias

Notícias / Geral

6 Out 2021 - 07:20

Capacitação de xadrez traz palestrantes renomados a Pontal do Paraná

Prefeitura de Pontal do Paraná

Na manhã desta segunda-feira (4), dando continuidade à capacitação para os professores de Educação Física do município. Além da presença do Professor César Alberto Souza, Superintendente do FEXPAR, Federação de Xadrez do Paraná. A capacitação contou com a presença de grandes profissionais do xadrez.

 Estas capacitações ocorrerão até o mês de dezembro para deixar aptos 20 professores e reiniciarão em 2022 com nova turma. De acordo com a Secretária Municipal de Educação Adriana Ferreira, essas capacitações servirão de grande valia porque no próximo ano a rede municipal de educação estará inserindo na grade curricular o xadrez.  

Augusto Tirado, Mestre Em Ciências, Tecnologia e Sociedade e Doutorando em Ciências e Tecnologia foi um dos convidados a palestrar na capacitação.” Bem significativo porque o trabalho com os professores é gratificante com o resultado depois com os alunos interessante porque depois passamos a ver os resultados lá na frente. Falamos sobre o processo de ensino para as crianças, processo psicopedagogo, como ministrar as aulas, o que se tem disponível para avançar nestes conhecimentos”. Explicou Tirado.

 O Grande Mestre de Xadrez, com diversos títulos e medalhas internacionais. Um dos maiores vencedores de xadrez do Brasil, Jaime Sunye Neto também participou desta capacitação para os professores de educação física. “A ideia é compartilhar as experiências com os projetos de xadrez do Paraná, coordenei os projetos aqui no Estado por cerca de 30 anos e muitos projetos municipais. Vim compartilhar um pouco. Defender o xadrez em sala de aula como instrumento pedagógico e cognitivo dos alunos e uma série de caraterísticas cognitivas que o xadrez ajuda de uma maneira criativa”. Definiu Sunye.

 

Novidades para a rede municipal 2022

A Secretária Municipal de Educação falou sobre as novidades para a rede municipal. Dentre elas a inserção do xadrez em 2022. Sendo que Pontal do Paraná vai sair na frente de muitos municípios, visto que há uma discussão hoje no Senado sobre a inserção do xadrez como obrigatório nas escolas.  A importância do xadrez precisa ser vista para além do jogo, os aspectos dos processos psicopedagógicos precisam ser de grande relevância e trazer pessoas de renome faz mostrar até onde o xadrez pode levar nossos alunos”. Relatou Adriana.

Em 2022 o xadrez já fará parte na rede municipal de Pontal do Paraná. Vamos sair na frente de muito municípios e traremos isso para nossas crianças em 2022. E essa primeira etapa do curso é para 20 professores que atuarão em salas de aulas e as demais, que farão a capacitação no início de 2022 serão incluídas a disciplina de xadrez em demais disciplinas como a matemática. Estamos também prevendo um grande evento de xadrez no município”. Finalizou a Secretária.

 

Rafaela Takiguchi

 

Fotos: Cesar Ramires 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet